Histórico

CÁTEDRA PADRE ANTÓNIO VIEIRA de ESTUDOS PORTUGUESES

 

1 – Apresentação

 

A Cátedra Pe. António Vieira de Estudos Portugueses foi criada, em 7 de outubro de 1994,  através de um Protocolo, firmado entre o Instituto Camões e a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, que a projetou para ser um núcleo interdisciplinar de ensino, pesquisa e produção de conhecimento, privilegiando a interlocução acadêmica entre Brasil e Portugal, tendo como principal objetivo proporcionar o aprofundamento do diálogo existente entre as manifestações culturais dos dois países no âmbito da produção universitária.

 Enquanto procurava cumprir o acordo fixado, a Cátedra foi reconhecida academicamente por universidades portuguesas, como a Universidade de Lisboa; a Universidade Nova de Lisboa; a Universidade do Porto e a Universidade de Coimbra, que acataram ações de cooperação e intercâmbio acadêmico entre docentes e pós-doutorandos. Desde o início, foram bastante expressivos os apoios recebidos de instituições portuguesas como a Fundação Calouste Gulbenkian e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), através de bolsas de estudos e apoio a projetos de pesquisas.

A Cátedra Pe. António Vieira de Estudos Portugueses buscou ainda parceria  com as agências de fomento brasileiras CNPq; Capes e Faperj.

Com o foco prioritariamente nas manifestações culturais dos dois países, a Cátedra Pe. António Vieira tem priorizado os projetos de investigação na área de Literatura Portuguesa, ampliando o alcance de seu campo de trabalho para outras literaturas de Língua Portuguesa e para a área de Língua Portuguesa. Com isso, o principal objetivo da Cátedra Pe. António Vieira é o de proporcionar o aprofundamento dos estudos sobre o diálogo existente entre Literatura Portuguesa e outras manifestações artísticas do Brasil e do exterior.

Desde então, criou-se uma rede de pesquisadores para a realização de projetos específicos da Área. Nos últimos anos, a cátedra realizou atividades acadêmicas em parceria com os seguintes pesquisadores:

 

- Professora Elsa Miné, da Universidade de São Paulo - USP

- Professor Luís Trindade, da Universidade de Coimbra

- Professor Benjamin Abdala Jr.,da Universidade de São Paulo - USP

- Professora Rosa Martelo, da Universidade do Porto

- Professora Margarida Vieira Mendes, da Universidade de Lisboa;

- Professora Helena Buescu, da Universidade de Lisboa;

- Professora Isabel Pires de Lima, da Universidade do Porto;

- Professor Pedro Eiras, da Universidade do Porto;

- Professor Fernando Rosas, da Universidade Nova de Lisboa;

- Professora Maria Fernanda de Abreu, da Universidade Nova de Lisboa;

- Professor António Pedro Pitta, da Universidade de Coimbra;

- Professora Maria Helena Werneck da UNIRIO

- Professora Patrícia Peterle, da Universidade Federal de Santa Catarina;

- Professor Jorge Fernandes da Silveira, da Universidade Federal do Rio de         Janeiro (UFRJ)

- Professora Vera Follain de Figueiredo, da PUC-Rio

 

Formação de Professores e Pesquisadores

 

Em estreita articulação com o Programa de Pós-Graduação em Letras da PUC-Rio, a Cátedra norteou suas atividades seguindo duas linhas de ação: atuação junto aos Cursos de Pós-Graduação e desenvolvimento de Linhas de Pesquisa, o que possibilitou a produção sistemática de trabalhos de investigação e ensino, e a promoção de atividades específicas no campo da difusão do conhecimento relacionado às áreas da Literatura Portuguesa e Brasileira, e Língua Portuguesa, em diálogo com o universo mais amplo da cultura.

Além de ser um espaço de intercâmbio de ideias e de convívio produtivo entre grupos de pesquisas, nos últimos 28 anos de atividades contínuas, a Cátedra Padre António Vieira tem sido também um espaço privilegiado de formação de pesquisadores e professores. Com o seu acervo bibliográfico e com suas reuniões regulares de pesquisa, a Cátedra orientou mais de cem dissertações de Mestrado e mais de cinquenta teses de doutorado. Muitos pesquisadores que passaram pela Cátedra Padre António Vieira de Estudos Portugueses atuam, hoje, em diferentes Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil ou desempenham atividades relacionadas direta ou indiretamente com os estudos empreendidos na PUC-Rio.

A longa tradição de realização de encontros tem reunido pesquisadores vinculados a diferentes Programas de Pós-Graduação nacionais e internacionais e tem produzido impacto em trabalhos de pós-doutorandos, doutorandos e mestrandos vinculados a diferentes instituições.

Além da atuação junto aos cursos de Graduação e Pós-Graduação, os professores da Cátedra Pe. António Vieira são responsáveis pelo desenvolvimento de Linhas de Pesquisa, cujos projetos reúnem pesquisadores seniores, recém-doutores e pós-graduandos.

A divulgação sistemática de resultados de pesquisas, através da promoção de seminários internacionais, colóquios e fóruns com temas aglutinadores de diferentes áreas do saber é uma atividade contínua dos pesquisadores, paralelamente à edição de periódicos e livros, iniciada com a publicação da Revista Semear (Qualis A – Capes) em 1997.

Além desses instrumentos de divulgação, foi criada a homepage que amplia o acesso à produção científica da Cátedra.

 

2 - A direção da CÁTEDRA está a cargo de:

Izabel Margato, Diretora
Alexandre Montaury, Diretor Adjunto

Pesquisadores:

Alexandre Montaury
Breno Góis
Eduardo Prazeres
Izabel Margato
Daniel Souza 

Além do exercício da prática docente para os membros da Cátedra, nos cursos regulares de Graduação e Pós-Graduação, ministrados segundo as Linhas de Pesquisa estabelecidas, são também promovidas conferências de professores visitantes, cursos intensivos na Pós-Graduação e encontros com escritores portugueses.

 

  • - Linhas de Pesquisa

a) JCP: A Escrita e o Exercício da cidadania registrados na imprensa de todos os dias

Descrição

 A Linha de pesquisa “José Cardoso Pires: a escrita e o exercício da cidadania registrados na imprensa de todos os dias insere-se num estudo mais amplo que focaliza e analisa a produção literária, crítica e ensaística de José Cardoso Pires.  Esta proposta prioriza os textos do Autor que foram publicados na imprensa ao longo de sua vida. Trata-se, portanto, de uma ampliação e desdobramento de projetos anteriores sobre a obra do escritor e sobre a sua atuação como intelectual comprometido com a história de seu país. Os resultados até então obtidos são agora cotejados com textos que possuem outra configuração, isto é: textos de opinião; de proposições estéticas e políticas; entrevistas e comentários críticos publicados pelo Autor em jornais e revistas. Esses textos fazem parte do espólio reunido pela Câmara Municipal de Lisboa e agora disponibilizado ao público a partir de sua Hemeroteca. Essa documentação foi publicada entre os anos 40 e o final dos anos 90 do século passado, pelos veículos de imprensa de Portugal e do estrangeiro. Agora sob nova focalização, são analisadas as proposições estéticas do Autor, seus posicionamentos sobre a função do romancista e a identificação dos procedimentos de que lança mão para dar forma aos seus mecanismos de escrita e à sua particular “caligrafia moral”.

Pesquisadora: Izabel Margato

b) Literatura, política e cultura: as relações entre Angola, Brasil, Moçambique e Portugal

Descrição

Esta Linha de Pesquisa tem como eixo central o desenvolvimento de uma análise comparativa de textos literários e objetos culturais produzidos em Portugal, Angola, Moçambique e Brasil, a partir dos anos 1960, com ênfase na identificação contrastiva de fundamentos epistemológicos determinados pela experiência colonial portuguesa. Ao analisar as características específicas deste campo cultural, materializado em experiências históricas, princípios linguísticos e jurídicos comuns, esta Linha de Pesquisa pressupõe a coabitação de saberes considerados superiores e saberes subalternizados no curso da modernidade colonial. Com este projeto de pesquisa, pretende-se definir um quadro teórico que funcione como balanço analítico, que compreende objetos literários e culturais produzidos a partir de diferentes matrizes epistêmicas, considerados: a) potentes veículos retransmissores da hegemônica episteme ocidental; b) gestos de reconhecimento da alteridade e da diversidade, estruturantes das sociedades em questão ou c) mapeamentos de zonas de mesclagens, transições e hibridações epistêmicas. Nestas chaves de leitura, é possível revisitar a tradição literária moderna e a sua crítica para reorganizá-las através de operadores teóricos e categorias de análise do contemporâneo. As produções literárias nacionais, tomadas como instâncias privilegiadas no assentamento de imaginários, interagem a partir de apropriações, tensões e renegociações que ora afirmam e ora negam o pertencimento a esta dimensão comunitária.

Alexandre Montaury (pesquisador responsável)
Pedro Beja Aguar

c) Realismo, Realismos: matrizes e transformações

Descrição

Partindo do universo mais amplo do que se convencionou chamar de “Literatura Realista”, esta Linha de Pesquisa tem como objeto principal a análise de obras das Literaturas Portuguesa e Brasileira que equacionaram, ou reescreveram, a exigência da arte centrar o seu interesse no estudo da sociedade. Marcada por segmentos distintos, esta Linha de Pesquisa tem como objetivo mais amplo o desenvolvimento de um estudo voltado para a sistematização do conceito de Realismo como expressão artística, a partir dos textos de fundação do Realismo oitocentista; dos desdobramentos e reelaborações em textos do Neo-Realismo Português e, finalmente, do progressivo distanciamento dos atributos iniciais desse conceito, seguido de novas reconfigurações na literatura de feição realista, operadas em textos da segunda metade do século XX.

Izabel Margato (pesquisador responsável)
Breno César de Oliveira Góes
Daniel Souza

 d) O escritor intelectual - estudo em torno de uma política de ficção

Descrição

Esta linha de pesquisa busca reunir e analisar obras literárias, estudos críticos e programáticos, bem como textos de fundamentação teórica que permitem proceder ao mapeamento da matriz e da evolução do conceito de intelectual como categoria de uma específica visão de mundo e de um modo particular de atuação e representação artística. A análise de textos críticos e literários, de História e de Filosofia possibilitaram a demarcação de um modelo teórico, tanto na sua tanto na sua conceituação mais ampla de atuação na cena social e política da sociedade – como também nos desdobramentos que a matriz do intelectual foi assumindo ao longo do século XX. Com as novas configurações também se alteram os mecanismos de escrita, a especificidade da relação com o real e as estratégias de atuação dos escritores/intelectuais que passam a assumir papéis variados.

Além da leitura crítica sistemática de obras de referência – literária, crítica e teórica, esta Linha busca desenvolver e aprofundar a pesquisa, através de  atividades, planejadas especificamente para enriquecer e diversificar a abordagem da investigação em curso.

Izabel Margato (pesquisador responsável)
Eduardo Prazeres

 

SEMINÁRIOS

Desde o primeiro ano de funcionamento da Cátedra (1995), visando aprofundar e difundir os resultados dos estudos desenvolvidos pelos seus pesquisadores e ampliar estes resultados com a participação de especialistas de outras universidades do país e do exterior para debater assuntos relacionados às atividades da Cátedra, organizaram-se os seguintes seminários:

 

I SEMINÁRIO INTERNACIONAL — “Revisitando Luís de Camões: 400 anos das Rhythmas”, realizado em 13 de junho de 1995;

II SEMINÁRIO INTERNACIONAL — “150 anos do nascimento de Eça de Queirós”, realizado em 11 de setembro de 1995;

III SEMINÁRIO INTERNACIONAL — “As várias faces de Antônio Vieira”, realizado nos dias 17 e 18 de outubro de 1995;

IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL — “Vieira, 300 anos depois”, realizado nos dias 21 e 22 de agosto de 1996;

V SEMINÁRIO INTERNACIONAL — “Cidades em Diálogo: literatura e experiência urbana”, realizado nos dias 28, 29 e 30 de abril de 1997;

VI SEMINÁRIO INTERNACIONAL — “É preciso ser absolutamente moderno”?, realizado nos dias 13, 14 e 15 de abril de 1998;

VII SEMINÁRIO INTERNACIONAL— “Cultura e Democracia — 25 anos do  25 de Abril. Brasil,  anos 90 – Homenagem a José Cardoso Pires”, realizado nos dias 25, 26 e 27 de outubro de 1999;

VIII SEMINÁRIO INTERNACIONALCenas da vida moderna e mundialização da cultura: 'Madrid, Paris, Berlim, São Petersburgo, o mundo!'”, realizado nos dias 21, 22 e 23 de novembro de 2000;

IX SEMINÁRIO INTERNACIONAL - “A Situação da narrativa no início do século XXI – ‘Saudades de Sherazade’”, realizado nos dias 22, 23 e 24 de outubro de 2001;

X SEMINÁRIO INTERNACIONAL– “Teatro e Sociedade, Gil Vicente, 500 anos de Teatro”, realizado nos dias 21, 22 e 23 de outubro de 2002;

XI SEMINÁRIO INTERNACIONAL – “O Papel do Intelectual Hoje”, realizado no dia 10 de novembro de 2003;

XII SEMÍNÁRIO INTERNACIONAL – “[Em 10 Anos] Literatura, Política e Cultura”, realizado nos dias 8, 9, 10, 11 de novembro de 2004. Durante este Seminário foram realizadas uma Mostra de Cinema Português, uma Feira de Livros e Cds portugueses e os lançamentos do Livro O Papel do Intelectual Hoje e das Revistas Semear 9 e 10

XIII SEMÍNÁRIO INTERNACIONAL “Espécies de Espaços”, realizado nos dias 25, 26 e 27 de outubro de 2005.

XIV SEMÍNÁRIO INTERNACIONAL “Novos Realismos”, realizado nos dias 30 e 31 de outubro de 2006;

XV SEMÍNÁRIO INTERNACIONAL– “O Intelectual e o espaço público”, realizado nos dias 6, 7 e 8 de novembro de 2007;

XVII SEMINÁRIO – “Visita à Oficina”, realizado nos dias 31 de outubro e 01 de novembro de 2017.

 

Além de dezessete Seminários foram realizados os seguintes encontros acadêmicos:         

I Colóquio Internacional “Realismos, objetos, escritas, efeitos”, realizado nos dias 15 e 16 de maio de 2008;

II Colóquio Internacional “Literatura e Revolução, 35 anos do 25 de abril”, realizado nos dias 5 e 6 de maio de 2009;

 

A realização de um Seminário anual já faz parte do calendário permanente das atividades da Cátedra. Além destes Seminários, a Cátedra também se integrou na elaboração e realização do grande “Seminário Internacional de Estudos Luso-Brasileiros: homenagem a Anchieta e Vieira”, de iniciativa da PUC-Rio, do Real Gabinete Português de Leitura e do Liceu Literário Português Em fevereiro de 1999, a Cátedra, por iniciativa do Instituto Camões, ainda organizou o Colóquio “Figuras da Lusofonia”, realizado no espaço da Fundação Calouste Gulbenkian, que se associou à homenagem prestada à Professora Cleonice Berardinelli.

Os Seminários têm tido um número cada vez maior de estudantes e pesquisadores de cursos de Graduação e Pós-Graduação e visam aprofundar e difundir os resultados dos estudos, desenvolvidos pela equipe de pesquisadores, ao trazer especialistas de outras universidades do país e do estrangeiro para debater assuntos relacionados às atividades desenvolvidas pela Cátedra.

 

 

SEMEAR. REVISTA DA CÁTEDRA PADRE ANTÓNIO VIEIRA DE ESTUDOS PORTUGUESES.

 

A revista SEMEAR, na qual se divulgam os textos apresentados nos Seminários e aqueles que resultam dos estudos relacionados às Linhas de Pesquisa da Cátedra, já é uma realidade como publicação acadêmica de nível reconhecido.

O seu número 1 é dedicado a Camões e Eça de Queirós; o número 2, a Vieira, em comemoração ao 3º centenário de sua morte; o número 3 tem como eixo temático o diálogo entre cidades; o número 4 é formado por textos que glosam a assertiva de Rimbaud: “É preciso ser absolutamento moderno”. O número 5 é composto pelos textos do Seminário “Cultura e Democracia. 25 anos do 25 de Abril. Brasil, anos 90. Homenagem a José Cardoso Pires.” O número 6, no prelo, contém os textos do Seminário “Cenas da vida moderna e mundialização da cultura: 'Madrid, Paris, Berlim, São Petersburgo, o mundo!'”. O número 7, também no prelo, contém os textos do Seminário “A Situação da Narrativa no Início do Século XXI – ‘Saudades de Sherazade’”.

 

HOMEPAGE: Pode-se acompanhar o desenvolvimento das atividades da Cátedra Padre António Vieira de Estudos Portugueses pelo site: http://sphere.rdc.puc-rio/sobrepuc/depto/letras/catedra/vieira.html