Seminário IX
Coordenação: Cleonice Berardinelli, Izabel Margato e Renato Cordeiro Gomes
A contemporaneidade demanda novas indagações acerca da narrativa, estimulando pesquisadores de diferentes áreas a pensarem o papel das metanarrativas da modernidade, dadas como narrativas universalizantes.
Tomando como ícone a figura de uma narradora arquetípica, Sherazade - em que a tradição pôr todas as excelências da arte de contar: a prodigiosa inventividade, a sedução, a cerimônia do conto, a escuta, a trama, o encantamento - o Seminário busca indagar o papel da narrativa neste início de século. Tal objetivo impõe a pergunta muito simples, e ao mesmo tempo complexa: "onde foi parar a narrativa?"
Nesta perspectiva, o IX Seminário da Cátedra Padre António Vieira de Estudos Portugueses pretende colocar em pauta as seguintes questões:
- O que é narrar o mundo contemporâneo? Quem são seus narradores?
- Na narrativa desta virada de século, a categoria de tempo privilegiada pela Modernidade é deslocada pela categoria de espaço?
- A narrativa literária do alto modernismo foi substituída pelas narrativas veiculadas pela mídia? Como se situa a narrativa frente ao esfacelamento dos limites entre a alta cultura e a cultura de massa? Os gêneros da cultura de massa e a literatura: o policial, a narrativa histórica, a narrativa sentimental como suportes da narrativa literária contemporânea.
- As idéias de Walter Benjamin sobre a narrativa e o narrador, e sua vigência nesta virada de século. Pode-se entender a situação da narrativa contemporânea à luz das idéias de Benjamin?
- A historiografia literária, hoje. Existe um saber narrativo no discurso da crítica e da historiografia literárias?
- Há hoje um saber narrativo? O que a Filosofia tem a dizer sobre a narrativa, hoje?
- A base narrativa da História e seu nexo com o ficcional.
- A narrativa portuguesa nesta virada de século.
- A narrativa brasileira nesta virada de século.
- A narrativa no cinema e na televisão em Portugal e no Brasil no início deste século.