Vieira

Apresentação

Este número de SEMEAR contém, em sua primeira parte, os textos das comunicações apresentadas no Seminário da Cátedra Padre António Vieira de Estudos Portugueses, realizado na PUCRio, no ano de 1996, que inaugurou as comemorações do terceiro centenário da morte do seu Patrono.

Dentre nossos convidados, no entanto, uma — a Professora Margarida Vieira Mendes, da Faculdade de Letras de Lisboa — comparece com dois textos: um, da sua comunicação — “Comportamento profético e comportamento retórico em Vieira” —, e um segundo — “Vieira no Cabo de Não: os descobrimentos no Livro Anteprimeiro da História do Futuro” — ensaio que gentilmente nos cedeu a sua família. Esta dupla presença em nossa revista se justifica como uma homenagem que prestamos à colega precocemente desaparecida, pouco depois do Seminário que versava matéria de que era uma reconhecida especialista. Na verdade, Margarida Vieira Mendes afirmavase, cada vez melhor, como um dos mais competentes e agudos leitores do grande autor seiscentista. À rara qualidade intelectual aliava uma cativante simpatia e uma total simplicidade, que se manifestaram mais largamente num breve curso que ministrou na PósGraduação em Letras da PUCRio, tornandoa então credora do nosso afeto e, já agora, da nossa saudade. A ela, pois, é dedicado este número de SEMEAR.

Os outros colaboradores são todos estudiosos de Vieira, que atenderam ao nosso convite apresentando trabalhos de muito interesse que primam pela diversidade, se não no tema escolhido, na maneira por que o tratam. São abordados aspectos relevantes da oratória vieiriana, a tendência profética de sua obra, aspectos lingüísticos em cartas e sermões, e o próprio autor como alvo de processo inquisitorial.
Em sua segunda parte, VARIA, reúnemse ensaios resultantes das pesquisas realizadas pela Cátedra,

assinadas por seus membros.