1 – Apresentação
A Cátedra Pe. António Vieira de Estudos Portugueses foi criada em 7 de outubro de 1994 através de um Protocolo, firmado entre o Instituto Camões e a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, que a projetou para ser um núcleo interdisciplinar de ensino, pesquisa e produção de conhecimento, privilegiando a interlocução acadêmica entre Brasil e Portugal, tendo como principal objetivo proporcionar o aprofundamento do diálogo existente entre as manifestações culturais dos dois países no âmbito da produção universitária.
Enquanto procurava cumprir o acordo fixado, a Cátedra foi reconhecida academicamente por universidades portuguesas e brasileiras, como a Universidade de Lisboa; a Universidade Nova de Lisboa; a Universidade do Porto; a Universidade de Coimbra, a Universidade de São Paulo; a Universidade Federal de Minas Gerais; a Universidade Federal de Santa Catarina; a Universidade Federal da Bahia que compartilharam ações de cooperação e intercâmbio acadêmico entre docentes, pesquisadores e pós-doutorandos. Desde o início, foram bastante expressivos os apoios recebidos de outras instituições portuguesas como a Fundação Calouste Gulbenkian e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), através de bolsas de estudos e apoio a projetos de pesquisas.
A Cátedra Pe. António Vieira de Estudos Portugueses buscou ainda parceria com as agências de fomento brasileiras CNPq; Capes e Faperj.
Com o foco prioritariamente nas manifestações culturais dos dois países, a Cátedra Pe. António Vieira tem priorizado os projetos de investigação na área de Literatura Portuguesa, ampliando o alcance de seu campo de trabalho para outras literaturas de Língua Portuguesa. Com isso, o principal objetivo da Cátedra Pe. António Vieira é o de proporcionar o aprofundamento dos estudos sobre o diálogo existente entre Literatura Portuguesa e outras manifestações artísticas do Brasil e do exterior.
Desde então, criou-se uma rede de pesquisadores para a realização de projetos específicos da Área. Nos últimos anos, a Cátedra realizou atividades acadêmicas em parceria com os seguintes pesquisadores:
- Professor António Pedro Pita – Universidade de Coimbra;
- Professor Augusto Santos Silva – Universidade do Porto;
- Professor Benjamin Abdala Jr. – Universidade de São Paulo (USP);
- Professor David Santos – Diretor do Museu do Neo-Realismo – Vila Franca de Xira;
- Professor Eduardo Prado Coelho – Universidade Nova de Lisboa;
- Professor Eduardo Prazeres – Universidade Estadual de Londrina (UEL);
- Professora Elsa Miné – Universidade de São Paulo (USP);
- Professor Fernando Rosas – Universidade Nova de Lisboa (IHC);
- Professora Gilda Santos – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)/ Real Gabinete Português de Leitura;
- Professor Helder Garmes – Universidade de São Paulo (USP);
- Professora Helena Buescu – Universidade de Lisboa;
- Professora Isabel Pires de Lima – Universidade do Porto;
- Professor Jose Neves – Universidade Nova de Lisboa (IHC);
- Professor Jorge Fernandes da Silveira – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);
- Professor José Bragança de Miranda – Universidade Nova de Lisboa;
- Professor Luís Trindade – Universidade Nova de Lisboa (IHC);
- Professora Margarida Vieira Mendes – Universidade de Lisboa;
- Professora Maria Fernanda de Abreu – Universidade Nova de Lisboa;
- Professora Maria Helena Werneck – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO);
- Professora Maria Luiza Scher Pereira – Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF);
- Professora Patrícia Peterle – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC);
- Professor Pedro Eiras – Universidade do Porto;
- Professora Rita Aparecida Coelho Santos – Universidade do Estado da Bahia (UNEB);
- Professora Rosa Martelo – Universidade do Porto;
- Professor Silvio Renato Jorge – Universidade Federal Fluminense (UFF);
- Professora Vera Follain de Figueiredo – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio);
- Professora Vera Lúcia Amaral Ferlini – Universidade de São Paulo (USP);
- Professor Wander Melo Miranda – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
2 - Formação de Professores e Pesquisadores
Em estreita articulação com o Programa de Pós-Graduação em Letras da PUC-Rio, a Cátedra norteou suas atividades seguindo duas linhas de ação: atuação junto aos Cursos de Pós-Graduação e desenvolvimento de Projetos de Pesquisa, o que possibilitou a produção sistemática de trabalhos de investigação e ensino, e a promoção de atividades específicas no campo do extensionismo e da difusão do conhecimento relacionado às áreas da Literatura Portuguesa, Brasileira e Africanas de expressão em língua portuguesa.
Além de ser um espaço de intercâmbio de ideias e de convívio produtivo entre grupos de pesquisas, a Cátedra Pe. António Vieira tem sido também um espaço privilegiado de formação de pesquisadores e professores. Com o seu acervo bibliográfico e com suas reuniões regulares de pesquisa, a Cátedra orientou mais de cem dissertações de Mestrado e mais de cinquenta teses de doutorado. Muitos pesquisadores que passaram pela Cátedra Pe. António Vieira de Estudos Portugueses atuam hoje em diferentes Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil ou desempenham atividades relacionadas direta ou indiretamente com os estudos empreendidos na PUC-Rio.
A longa tradição de realização de encontros tem reunido pesquisadores vinculados a diferentes Programas de Pós-Graduação nacionais e internacionais e tem produzido impacto em trabalhos de pós-doutorandos, doutorandos e mestrandos vinculados a diferentes instituições.
Além da atuação junto aos cursos de Graduação e Pós-Graduação, os professores da Cátedra Pe. António Vieira são responsáveis pelo desenvolvimento de Projetos de Pesquisa, que reúnem pesquisadores seniores, recém-doutores e pós-graduandos.
A divulgação sistemática de resultados de pesquisas, através da promoção de seminários internacionais, colóquios e fóruns com temas aglutinadores de diferentes áreas do saber é uma atividade contínua dos pesquisadores, paralelamente à edição de periódicos e livros, iniciada com a publicação da Revista Semear (Qualis A – Capes) em 1997.
Além desses instrumentos de divulgação, foi criada a homepage que amplia o acesso à produção científica da Cátedra.
3 - A direção da CÁTEDRA está a cargo de:
Izabel Margato, Diretora
Alexandre Montaury, Diretor Adjunto
4 - Pesquisadores:
António Pedro Pita
Alexandre Montaury
Clélio Toffoli Jr.
Daniel Rodrigues de Castro
Danilo Marcondes
Eduardo Prazeres
Izabel Margato
Pedro Henrique Borges
Além do exercício da docência dos professores membros da Cátedra nos cursos regulares de Graduação e Pós-Graduação, ministrados segundo as Linhas de Pesquisa estabelecidas, a Cátedra tem promovido conferências de professores visitantes, cursos intensivos na Pós-Graduação e encontros com escritores portugueses.
5 - PROJETOS DE PESQUISA
a) O cerimonial de escrita de José Cardoso Pires:
O objeto inicial que enforma este projeto parte da identificação e da análise dos mecanismos de escrita que particularizam o posicionamento crítico de José Cardoso Pires, como cidadão e intelectual comprometido com a cena social e política de seu país. A partir de um ponto de vista que promove a inquirição e a análise de seu presente histórico, o escritor constrói movimentos de leitura (mais apropriado seria dizer de investigação), de desconstrução e de barragem das versões monológicas da realidade portuguesa. Esses movimentos são processados a partir da recolha e da decifração de imagens, para serem trabalhadas, ajustadas e rearticuladas em sua produção discursiva. Neste sentido, a obra do Autor tem como traço principal a identificação e o estudo dos “procedimentos” de leitura e escrita com que Cardoso Pires põe em questão um cenário verbal que domina o cotidiano através da produção de “efeitos de realidade” e de controle social. A leitura desses procedimentos situa escritor como produtor de sentidos, isto é, como construtor de histórias alternativas que desarticulam e rearticulam a trama de relatos com que se lê a história da sociedade portuguesa nas últimas décadas do século XX. Este projeto constrói-se com a retomada dos textos ficcionais do autor, e se amplia com a inclusão dos seus textos críticos, entrevistas e textos de opinião, publicados por Cardoso Pires em jornais e revistas. Nesse cruzamento de textos buscar-se-á definir o que Ricardo Piglia analisa como o “dicionário e a sintaxe” do autor, isto é, a base de seu procedimento de escrita que lê, examina e “soletra” uma rede de relatos oficiais, para lhes contrapor “uma rede de histórias alternativas capazes de recuperar uma trama perdida”.
Izabel Margato (pesquisador responsável)
Eduardo Prazeres (Projeto Vinculado)
b) Imaginários cruzados e imagens transversais no espaço-tempo da língua portuguesa: literatura, política e diferença
Descrição
O objetivo central deste projeto é abordar, a partir de metodologia interdisciplinar e comparatista, objetos literários e culturais produzidos nos diferentes contextos da língua portuguesa. No campo literário, a experiência ficcional tem moldado, desde os anos 1960, um campo de resistência e de reelaboração relacional que oferece substância e densidade às transformações sociais e políticas que marcaram o século XX em Portugal, em Angola e Moçambique. A contribuição intelectual e social que o desenvolvimento deste projeto visa oferecer é a identificação e análise de diferentes tramas, memórias, narrativas e heranças sociais atravessadas por essas transformações, transições e passagens epistemológicas encenadas nos contextos literários e culturais da língua portuguesa. A pesquisa se desenvolverá a partir de três operadores temáticos principais, que articulam objetivos, metodologia e cronograma das atividades previstas: a) a retórica e o imaginário da unidade; b) veto epistêmico e políticas de assimilação cultural e c) gestos de reparação no interior de um campo de resistência e de reelaboração relacional.
Alexandre Montaury (pesquisador responsável)
c) Realismo, Realismos: matrizes e transformações
Descrição
Partindo do universo mais amplo do que se convencionou chamar de “Literatura Realista”, este Projeto de Pesquisa tem como objeto principal a análise de obras das Literaturas Portuguesa e Brasileira que equacionaram, ou reescreveram, a exigência da arte centrar o seu interesse no estudo da sociedade. Marcada por segmentos distintos, esta Linha de Pesquisa tem como objetivo mais amplo o desenvolvimento de um estudo voltado para a sistematização do conceito de Realismo como expressão artística, a partir dos textos de fundação do Realismo oitocentista; dos desdobramentos e reelaborações em textos do neorrealismo português e, finalmente, do progressivo distanciamento dos atributos iniciais desse conceito, seguido de novas reconfigurações na literatura de feição realista, operadas em textos da segunda metade do século XX.
Izabel Margato (pesquisador responsável)
Projeto vinculado:
O legado antifascista do Movimento Neorrealista
Descrição
Partindo da emergência, após a Segunda Guerra Mundial, do neorrealismo italiano, forjado em um contexto de devastação política e social, este projeto busca analisar a sua influência em movimentos cinematográficos e literários de Portugal (durante o Estado Novo) e do Brasil (durante e após a ditadura militar). Amparado em textos teóricos de Gilles Deleuze, António Pedro Pita e Cesare Zavattini, o projeto inclui pesquisa sobre fontes primárias, teóricas e audiovisuais; além de análise comparada de obras produzidas na Itália, em Portugal e no Brasil e da realização de estudos em arquivos especializados.
Daniel Rodrigues de Castro
d) O escritor intelectual - estudo em torno de uma política de ficção
Descrição
Este projeto de pesquisa busca reunir e analisar obras literárias, estudos críticos e programáticos, bem como textos de fundamentação teórica que permitem proceder ao mapeamento da matriz e da evolução do conceito de intelectual como categoria de uma específica visão de mundo e de um modo particular de atuação e representação artística. A análise de textos críticos e literários, de História e de Filosofia possibilitam a demarcação de um modelo teórico, tanto na sua conceituação mais ampla de atuação na cena social e política da sociedade – como também nos desdobramentos que a matriz do intelectual foi assumindo ao longo do século XX. Com as novas configurações também se alteram os mecanismos de escrita, a especificidade da relação com o real e as estratégias de atuação dos escritores/intelectuais que passam a assumir papéis variados.
Além da leitura crítica sistemática de obras de referência – literária, crítica e teórica, esta Linha busca desenvolver e aprofundar a pesquisa, através de atividades, planejadas especificamente para enriquecer e diversificar a abordagem da investigação em curso.
Izabel Margato (pesquisador responsável)
Descrição
Este projeto busca analisar a produção artística de Almada Negreiros, onde destaca-se o conceito de performance e de atuação crítica na sociedade portuguesa da primeira metade do século XX. A dimensão performática de Almada e a sua busca por uma cosmogonia propõem a aproximação de uma ficção do eu, de um saber pleno e compartilhável com a humanidade. Paralelamente, buscar-se-á examinar a íntima combinação do gráfico com o literário, nomeadamente em textos de intervenção e manifestos (por exemplo, o Manifesto Anti-Dantas). Essa pesquisa busca ainda analisar a interseção de textos desenhos na construção de perfis que ganham maior visibilidade nas obras nas artes pictóricas e performáticas. Este trabalho busca desenvolver uma focalização sobre a abordagem artística do autor, que desafia as convenções e reflete a complexa busca de Almada por uma identidade e um conhecimento únicos. Nele, a criação artística da subjetividade se sobressai nas produções literária, pictórica e teatral do eu.
Pedro Henrique Borges
Desde o primeiro ano de funcionamento da Cátedra (1995), visando aprofundar e difundir os resultados dos estudos desenvolvidos pelos seus pesquisadores e ampliar estes resultados com a participação de especialistas de outras universidades do país e do exterior para debater assuntos relacionados às atividades da Cátedra, organizaram-se os seguintes seminários:
I Seminário Internacional – “Revisitando Luís de Camões: 400 anos das Rhythmas”, realizado em 13 de junho de 1995;
II Seminário Internacional – “150 anos do nascimento de Eça de Queirós”, realizado em 11 de setembro de 1995;
III Seminário Internacional – “As várias faces de Antônio Vieira”, realizado nos dias 17 e 18 de outubro de 1995;
IV Seminário Internacional – “Vieira, 300 anos depois”, realizado nos dias 21 e 22 de agosto de 1996;
V Seminário Internacional – “Cidades em Diálogo: literatura e experiência urbana”, realizado nos dias 28, 29 e 30 de abril de 1997;
VI Seminário Internacional – “É preciso ser absolutamente moderno?”, realizado nos dias 13, 14 e 15 de abril de 1998;
VII Seminário Internacional – “Cultura e Democracia – 25 anos do 25 de Abril. Brasil, anos 90 – Homenagem a José Cardoso Pires”, realizado nos dias 25, 26 e 27 de outubro de 1999;
VIII Seminário Internacional – “Cenas da vida moderna e mundialização da cultura: 'Madrid, Paris, Berlim, São Petersburgo, o mundo!'”, realizado nos dias 21, 22 e 23 de novembro de 2000;
IX Seminário Internacional – “A Situação da Narrativa no Início do Século XXI – ‘Saudades de Sherazade’”, realizado nos dias 22, 23 e 24 de outubro de 2001;
X Seminário Internacional – “Teatro e Sociedade, Gil Vicente, 500 anos de teatro”, realizado nos dias 21, 22 e 23 de outubro de 2002;
XI Seminário Internacional – “O Papel do Intelectual Hoje”, realizado no dia 10 de novembro de 2003;
XII Seminário Internacional – “[Em 10 anos] Literatura, Política e Cultura”, realizado nos dias 8, 9, 10 e 11 de novembro de 2004. Durante este Seminário foram realizadas uma Mostra de Cinema Português, uma Feira de Livros e Cds portugueses e os lançamentos do Livro O papel do intelectual hoje e das Revistas Semear 9 e 10
XIII Seminário Internacional – “Espécies de espaços”, realizado nos dias 25, 26 e 27 de outubro de 2005.
XIV Seminário Internacional – “Novos Realismos”, realizado nos dias 30 e 31 de outubro de 2006;
XV Seminário Internacional – “O Intelectual e o espaço público”, realizado nos dias 6, 7 e 8 de novembro de 2007;
XVI Seminário Internacional – “Visita à oficina”, realizado nos dias 31 de outubro e 01 de novembro de 2017.
XVII Seminário Internacional – “Humanidades: Democracia e Liberdade”, realizado em 18 e 19 de outubro de 2022.
XVIII Seminário Internacional XVIII Seminário Internacional – “A Revolução Escrita”, realizado nos dias 10 e 11 de outubro de 2023.
XIX Seminário Internacional – “Imagens da Revolução dos Cravos”, realizado em 17 e 18 de setembro de 2024.
Além de dezenove Seminários, foram realizados os seguintes encontros acadêmicos:
I Colóquio Internacional “Realismos, objetos, escritas, efeitos”, realizado nos dias 15 e 16 de maio de 2008;
II Colóquio Internacional “Literatura e Revolução, 35 anos do 25 de abril”, realizado nos dias 5 e 6 de maio de 2009;
Colóquio “Figuras da Lusofonia”, realizado no espaço da Fundação Calouste Gulbenkian, que se associou à homenagem prestada à Profa. Cleonice Berardinelli, realizado em Fevereiro de 1999.
I Fórum de Pesquisas da Cátedra Padre António Vieira de Estudos Portuguesa: “Fotogramas: leituras do tempo no império do efêmero”, realizado entre os dias 31 de Maio e 1 de Junho de 2005.
7 - Livros Publicados
a) Pela Cátedra
Figuras da Lusofonia (2002);
O papel do intelectual hoje (2004);
Literatura, Política, Cultura (2005);
Espécies de espaços (2008);
Literatura e Revolução (2011);
Novos Realismos (2012);
Políticas da Ficção (2015);
O Intelectual e o Espaço Público (2015);
Realismo, realismos – objetos, escritas, efeitos (2018).
Autorais
Tiranias da Modernidade (2008);
A Invenção de Lisboa n’O Ano da Morte de Ricardo Reis (2015).