Cidades em Diálogo

Apresentação

Cleonice Berardinelli

Este número de SEMEAR reúne em sua primeira parte as comunicações feitas no Seminário organizado pela Cátedra Padre António Vieira de Estudos Portugueses no ano de 1997, no qual se tomou por tema central a cidade — como se infere do seu título plural “Cidades em diálogo”, oriundo de uma das linhas de pesquisa da Cátedra e da PósGraduação do Departamento de Letras da PUCRio. Esta linha vem sendo desenvolvida pelos Professores Izabel Margato e Renato Cordeiro Gomes, em cursos cujo interesse junto aos alunos já está perfeitamente comprovado, e que já começam a dar frutos em dissertações de Mestrado ou teses de Doutorado.

Na organização desse Seminário, trazíamos em mente um projecto, que, sem o sabermos, se encaixava no da Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses (que ignorávamos), intitulado “A Cidade como Civilização — universo urbanístico português 14151822”, cujo objetivo era avaliar, dinamizar e divulgar o conhecimento científico na área da História do Urbanismo Português.

Como também constava das recomendações da Comissão dos Descobrimentos, quisemos dar ao nosso encontro a marca da interdisciplinaridade, convidando não só colegas da área — professores e críticos das literaturas que se vêm dedicando ao tema em pauta mas também historiadores e um notável arquiteto português, Nuno Teotónio Pereira, que escreveu sobre Lisboa, cidade que ainda aparece no título de outras três comunicações. Do Rio de Janeiro, de São Paulo, de Belo Horizonte e de Salvador também se falou. Dialogaram as cidades e os textos. Durante os debates, que foram animados, dialogaram os comunicadores com os que, dentre os assistentes, os interpelavam, fazendo do encontro um verdadeiro Seminário.

Também se inserem nesta primeira parte os textos que Maria do Céu Guerra selecionou para apresentálos no Seminário.

Como nos números anteriores, a segunda parte da revista foi preenchida por ensaios provenientes das pesquisas realizadas por membros da Cátedra.