Camões e Eça de Queirós

Apresentação

"Exiit qui seminat seminare".

SEMEAR. Este o título da revista que está sendo lançada pela Cátedra Padre António Vieira de Estudos Portugueses da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, para nela se divulgar a matéria apresentada nos seus Seminários, os textos resultantes das pesquisas dos seus membros e ainda alguma colaboração de doutorandos a ela ligados por seus orientadores.
Julgo expressivo o nome que a ela decidimos dar, por sugestão de um dos nossos - não minha -, o que me faculta louvar-lhe a adequação. Em verdade, que nome mais apropriado se daria ao porta-voz de uma cátedra que tem como patrono um semeador de palavras e de sonhos? Que, num sermão tornado célebre, buscou no semeador evangélico a metáfora exemplar do pregador da palavra divina? É, pois, SEMEAR que se está apresentando e a primeira mensagem gravada em suas páginas será destinada a divulgar brevemente os resultados das atividades da nossa Cátedra.
Criada no dia 7 de outubro de 1994, por convênio entre a PUC-Rio e o Instituto Camões, de Lisboa, destinou-se, desde o início, a ser um centro de estudos avançados em cultura portuguesa, tais como as outras criadas pelo mesmo Instituto em universidades estrangeiras. No Brasil, é a segunda, sendo a primeira a Cátedra Jaime Cortesão, na USP.
Nos seus três anos de vida, a Cátedra promoveu seis Seminários, que vêm crescendo em número de participantes e em duração. O último, em abril de 1997, estendeu-se por três dias, contando com a presença de dezoito participantes, brasileiros e portugueses.
Cumpre ressaltar que as atividades acadêmicas da Cátedra têm contribuído significativamente para a revitalização da Área de Literatura Portuguesa, na Pós-Graduação em Letras da PUC-Rio, cujos docentes dela fazem parte, sendo responsáveis pelas linhas de pesquisa nela incluídas. Não só estes, porém, mas todos os colegas do Departamento de Letras, do de História e dos outros que se interessem em colaborar conosco vêm sendo chamados ao nosso convívio.
SEMEAR será, daqui em diante, o espaço em que daremos conta do trabalho que vem sendo realizado, e do que se continuará a realizar.

Cleonice Berardinelli
Titular da Cátedra Padre António Vieira de Estudos Portugueses